familia
Muitos tem sido os questionamentos sobre a instituição familiar, sendo que alguns destes com previsões e avaliações negativas, trazendo a conclusiva ideia de falência da família. Atualmente o que nos deparamos é com a transformação e reformulação na configuração da família. A formatação tradicional está dando espaço para novas famílias que se constroem conforme a atual realidade e evolução dos tempos.
O ser humano tem uma necessidade básica de viver em grupo e sentir-se acolhido, proteger e estar protegido. Consequentemente famílias irão existir por um longo tempo.
Além do que, a família tem uma função de reeducação e de resgates espirituais. Já dizia Chico Xavier: “estamos no lugar certo com as pessoas certas e no tempo certo necessários ao que precisamos”. Uma família perfeita num planeta de provas e expiações é impossível, porém é possível nos aperfeiçoarmos sempre.
A nossa chance para isso é a reencarnação. Reencarnarmos num lar onde será possível reencontros para reajustes é obra da grande misericórdia Divina para o caminho evolutivo de cada integrante de uma família.
Há duas espécies de famílias, as constituídas pelos laços espirituais e a pelos laços corporais. As primeiras, duráveis se fortalecem pela depuração e se perpetuam no Mundo dos Espíritos através das diversas migrações do Espírito. As segundas, frágeis como a matéria, se estinguem com o tempo e se dissolvem moralmente desde a vida atual.
A família é o lugar por excelência onde seremos convidados a colaborar praticando a Lei de Amor de forma mais intensa e desafiadora. Somos convidados a aprender a exercitar amar na convivência: conjugal, maternal, paternal, filial, fraternal, etc.
Essa convivência só será saudável se a levarmos com respeito, paciência, perdão, diálogo, e muito amor.
Nosso tempo aqui na Terra é muito curto. A vida passa muito rápida! E precisamos viver e conviver de tal forma que, se tivermos de nos despedir de forma abrupta, não tenhamos remorsos a carregar.
Uma relação familiar com bases nos quesitos acima mencionados proporcionará estrutura emocional e promoverá o aprendizado de valores éticos em seus membros descendentes, contribuindo sobremaneira para um futuro adulto mais saudável!
Então, aproveitemos a oportunidade de crescermos e evoluirmos com a família com a qual pertencemos. Deixemos de queixar-nos dela e de “terceirizar responsabilidades”. Façamos a nossa parte para nos tornarmos pessoas melhores, bem como, aproveitemos tudo que é possível de aprendizado nessa convivência.
Já dizia Madre Tereza: “o bem que você faz hoje, pode ser esquecido amanhã. Faça mesmo assim. Veja que no final das contas, é tudo entre você e Deus! Nunca foi entre você e os outros”
Ou seja, o processo evolutivo é individual!
Nossa família é a oportunidade que tanto pedimos no Plano Espiritual para o exercício de crescermos espiritualmente. Essa compreensão auxiliará sobremaneira nos momentos desafiadores e de provas em nossa vida de convivência familiar.
Paciência, Respeito, Limites e Amor conosco e com nossa família!
Eis o caminho!!!

Elizabeth Schuck
Psicóloga Clínica e terapeuta de família