A AMERGS está inserida no Movimento Sepé Tiarajú, com o objetivo de colaborar com o Ministério Público no projeto Educação= família + escola + sociedade que visa promover seminários e realizar campanhas para a Cultura da Paz através do movimento chamado Sepé Tiarajú. Leia mais –>

 

APRESENTAÇÃO

MOVIMENTO SEPÉ TIARAJÚ

EDUCAÇÃO = FAMÍLIA + ESCOLA + SOCIEDADE

                A Educação é Direito Humano reconhecido pelo artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 10/12/1948, e pela Constituição da República do Brasil. A Educação é direito fundamental assegurado à criança e ao adolescente, com prioridade absoluta, sendo a família, o Estado e a sociedade, co-obrigados solidários a assegurar esse direito a todos os brasileiros em desenvolvimento, conforme dispõe a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96).

                    A universalidade da educação é pressuposto para a construção da própria cidadania e da dignidade da pessoa humana. O asseguramento pleno do direito fundamental à educação, principalmente para o cidadão menos favorecido, é um processo permanente, que depende da atuação não só da escola e da família, mas também da sociedade. Quanto maior for o compromisso de cada um, mais rápido e efetivamente o direito à educação será incorporado no mundo real e naturalizado como direito de todos na cultura brasileira.

                    Para contribuir com o enfrentamento da dificuldade da relação entre a família e a escola, assim como a falta de valorização da educação escolar pelas famílias, bem como as limitações da escola para trabalhar com o alunado oriundo das famílias mais desfavorecidas econômica e culturalmente, e cientes da responsabilidade da sociedade com a educação escolar de qualidade – para todas as crianças, adolescentes e jovens do Rio Grande do Sul, visando não só a inclusão, mas também a permanência e o êxito na escola – o Ministério Público do RS, através do CAO da Infância, Educação, Família e Sucessões e da Promotoria de Justiça Regional de Educação de várias cidades, o Instituto Professor Francisco Valdomiro Lorenz, a AMERGS e outros parceiros, firmaram o compromisso de organizar um movimento de sensibilização dos educadores e dos pais para a importância do fortalecimento e resgate da família (em sua acepção moderna), da educação como um valor imensurável para as novas gerações e da transmissão de valores, como essenciais para a construção de uma sociedade mais fraterna e humana.

                    O Movimento Sepé Tiarajú tem como proposta o resgate do mito do herói, a descoberta do herói em cada um de nós e o resgate da figura dos pais e dos professores como “heróis” para nossas crianças e jovens. A reflexão sobre o papel do herói na nossa cultura será feita a partir da história do herói de nossa região “Sepé Tiarajú”. Sepé Tiaraju, herói guarani, missioneiro e rio-grandense, tem seu nome inscrito no Livro dos Heróis da Pátria (Lei 12.032/2009).

OBJETIVOS DO MOVIMENTO SEPÉ TIARAJÚ:

 

1. Desenvolver ações para valorização da educação escolar, visando a substituição do conformismo com a exclusão escolar por um discurso de valorização da educação escolar.

2. Contribuir para a construção de uma cultura de paz nas escolas, com adesão dos professores à educação para a paz.

3. Organizar uma rede de palestrantes voluntários sobre a temática.

4. Desenvolver campanha publicitária para sensibilizar os pais sobre a importância da educação escolar e da cultura para a paz em casa e na escola.

5. Difundir a idéia de que a Educação é um direito-dever, construindo um discurso de responsabilidade dos pais e parental.

6. Com essas ações, contribuir para reduzir os índices de evasão escolar e de reprovação escolar.

AÇÕES:

 

I – Realizar, no Município sede, uma conferência de abertura e sensibilização para exposição dos objetivos e ações do Movimento Sepé Tiarajú.

II – Promover, nas escolas parceiras, oficinas com professores, visando sensibilizá-los para a adesão à prática da cultura da paz e para a grande importância da escola, como instrumento do conhecimento em sentido amplo, na vida das crianças e adolescentes mais necessitados, e com os pais, visando sensibilizá-los para uma cultura da paz na família e para a importância de manterem os filhos na escola.

III. Promoção de ações de apoio e valorização da escola:

III-1– Realização de campanha para organização e disponibilização de uma rede de palestrantes voluntários para apoio à escola na sensibilização da importância do acompanhamento dos pais na educação escolar dos filhos.

III.2 – Divulgar, nos site do Instituto Francisco Valdomiro Lorenz, os profissionais voluntários e os temas das palestras.

III-3- Produção de vídeos com depoimentos de profissionais e lideranças respeitadas sobre a importância da educação escolar na história de suas vidas e disponibilização para que possam ser reproduzidos na mídia e em reuniões com pais, na escola.

III- 4- Incentivo e apoio às escolas para que realizem projetos para promover a educação para a paz, especialmente na relação com as famílias.

III-5- Publicação no site do Instituto Francisco Lorenz e premiação de incentivo aos trabalhos realizados.

III-6- Desenvolvimento de campanha publicitária para sensibilizar os jovens da importância da educação escolar.

III-7- Realização de parcerias para veiculação da campanha na mídia regional.

Para mais informações, acesse o site

http://www.franciscolorenz.com.br/eventos/movimento_sepe_tiaraju.htm