O 9º seminário do Apoio Fraterno e o 3º Congresso de Dependência Química à Luz da Espriritualidade estão confirmados para sexta-feira e sábado, respectivamente.

 

9o seminário AF

O Apoio Fraterno é uma proposta terapêutica para dependentes químicos e seus familiares (codependentes), concebida por profissionais espíritas da área da saúde mental, vinculados à Associação-Médico Espírita de Santo Ângelo.
Atualmente, existem diversos grupos em plena atividade no nosso Estado e em outras cidades brasileiras.
O Apoio Fraterno (AF) utiliza a metodologia consagrada dos dozes passos, aliada a técnicas de psicoterapia de grupo, onde a vivência da espiritualidade à luz da Doutrina dos Espíritos é fortemente estimulada e fortalecida. Visa agregar ao já consagrado e excepcional arsenal terapêutico e preventivo do Evangelho de Jesus, uma ferramenta com base doutrinária espírita que incorpora as metodologias existentes de grupos de autoajuda, já validadas cientificamente. Assim, o AF não pretende, de forma alguma, substituir os recursos terapêuticos próprios do atendimento espiritual dos centros espíritas, nem tampouco substituir a terapêutica médica e psicológica convencional. Quer, no entanto, oferecer um atendimento mais individualizado e especializado aos dependentes químicos e seus familiares ao amparo da Doutrina Espírita. Por que mais especializado e individualizado? Deixemos que os números respondam.
Hoje, segundo pesquisa da Unifesp, existem oito milhões de brasileiros dependentes do álcool, da cocaína e da maconha. Há duas vezes mais dependentes químicos do que espíritas declarados em nosso país (3,7 milhões, IBGE, 2012). É assustador! E nós, espíritas, temos os recursos doutrinários e técnicos para oferecer mais àqueles que sofrem dessa grave e incapacitante doença crônica. Essa é nossa missão; essa é também nossa reconciliação!
Assim, entendendo a importância dessa proposta de trabalho, em face da gravidade do cenário da dependência química, a Associação Médico-Espirita do RS, com o apoio da Sociedade Espírita Caminho da Luz, vos convida a participar do IX Seminário Apoio Fraterno.

 

9seminario-af

 

Inscreva-se!

INSCRICOES

 

Local: Soc. Espírita Caminho da Luz

Av. Bento Gonçalves, 1209, Partenon, Porto Alegre/RS

maps