O 9º seminário do Apoio Fraterno e o 3º Congresso de Dependência Química à Luz da Espriritualidade estão confirmados para sexta-feira e sábado, respectivamente.

 

3o Congresso Gaúcho DQ luz Espiritualidade

 

Investimento: 30 reais para Não Sócios e 20 reais para Sócios da AMERGS

 

INSCRICOES

 

A Associação Médico-Espírita do RS está promovendo a terceira edição do Congresso Gaúcho de Dependência Química à Luz da Espiritualidade.
O Congresso pretende oferecer uma visão interdisciplinar da problemática do abuso e da dependência de álcool e outras drogas, enfocando seus aspectos biológico, psicológico, social, jurídico e, especialmente, sua correlação com a espiritualidade.
Queremos alcançar e sensibilizar estudantes e profissionais das áreas da saúde e jurídica, bem como oferecer ao público em geral subsídios científicos e práticos para incorporar a espiritualidade na prevenção e no tratamento desse grave e crescente problema de saúde pública.
Como sabemos, a dependência química é um problema crescente de saúde, com imensas implicações médicas, sociais e jurídicas. Atinge homens, mulheres, jovens e idosos de todas as classes sociais. É uma doença crônica, com muitas recidivas, incapacitante e desagregadora do núcleo familiar e da sociedade. Até agora, as medidas de prevenção têm-se mostrado ineficazes em nível mundial. Assim, novas estratégias para o seu combate e uma nova consciência social, com novos valores, posturas e escolhas, são urgentemente necessárias. O panorama é assustador! No entanto, nos últimos anos, têm surgido fortes evidências científicas e epidemiológicas de que a espiritualidade tem um importante efeito protetor e terapêutico na dependência ao álcool e outras drogas. Uma janela se abre!
Entendendo a espiritualidade como uma dimensão essencial da natureza humana, que confere ao homem significado existencial e o instrumentaliza a buscar o melhor de si, do outro e do mundo, é que a Associação Médico-Espirita do RS, com o apoio do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul e de diversas outras instituições, vos convida a participar do 3º Congresso de Dependência Química a Luz da Espiritualidade.
Dr. César Geremia. Presidente da Comissão Organizadora.

 

Programação do 3o Congresso DQ

 

Inscrições Gratuitas Para Jovens Entre 13 E 25 Anos

 
image
 

Inscreva-se!

 
INSCRICOES

 

Conferencista já confirmados!

 

Edson_cardoso
Edson Luis Cardoso

Edson Luis Cardoso

Médico Especialista em Medicina interna(Ufpel), Médico Psiquiatra, Especialista em Dependência Química (UFCSPA), professor de neuropsicologia da Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões – Campus Santo Ângelo.

 

 

 

2d0fe04c79c7f439affaf3962bc5c4d3
Paulo Rogério D.C. de Aguiar

Paulo Rogério Dalla Colletta de Aguiar

Presidente da AMERGS biênio 2015-2017, segundo tesoureiro da AME-Brasil. Médico Psiquiatra pela UFCSPA, especialista em dependência química pela UNIFESP, especialista em terapias cognitivas pelo Núcleo de Estudos e Atendimentos em Psicoterapias Cognitivas (NEAPC), professor do Curso de Especialização em Saúde e Espiritualidade das Faculdades Monteiro Lobato, professor do NEAPC, secretário científico do Núcleo de Psiquiatria e Espiritualidade (NUPE) da Associação de Psiquiatria do RS, organizador do livro Conectando Ciência, Saúde e Espiritualidade vol 2 e 3, mestrando em Ensino na Saúde pela UFCSPA, trabalhador do Grupo Espírita Francisco Xavier.

 

 

 

gelson
Gelson Luis Roberto

Gelson Luis Roberto

Psicólogo, Mestre em Psicologia Clínica, analista junguiano, membro da Associação Junguiana do Brasil e da International Association for Analytical Psychology, membro-fundador do Instituto Junguiano do RS, professor de Pós-Graduação do curso de especialização em Espiritualidade e Saúde das Faculdades Monteiro Lobato, vice-presidente da Sociedade Espírita Amor do Mestre Jesus.

 

 

 

 

 

Sheila Simões
Sheila Simões

Sheila Simões

Psicóloga Clínica de Indivíduo, Casal e Família. Especialista em Dependência Química. Coordenadora de grupo de estudos da AMERGS, expositora espírita e participante da Sociedade Espírita Caminho da Luz.

 

 

 

 

 

 

CESAR GEREMIA
César Geremia

César Geremia

Médico Endocrinologista pediátrico, Mestre em medicina pela UFRGS, médico do Instituto da Criança com Diabetes – Grupo Hospitalar Conceição. Professor do Curso de Saúde e Espiritualidade das Faculdades Monteiro Lobato, membro do Grupo Espírita Bezerra de Menezes.

 

 

 

 

LEANDRO TIMM PIZUTTI
Leandro Timm Pizutti

Leandro Timm Pizutti

Médico Psiquiatra pela FFFCMPA, Especialista em Psicoterapia Psicanalítica pelo CEP de POA, Mestre em Ciências da Saúde pela UFCSPA, Doutorando em Psiquiatria pela UFRGS, Preceptor do Programa de Residência Médica em Psiquiatria pela UFCSPA, Instrutor de Prevenção da Recaída Baseado em Mindfulness pela UNIFESP e em Mindfulness para Saúde e para o Stress pela Breathworks/UK.

 

 

 

LUCIANNE VALDIVIA
Lucianne Valdivia

Lucianne Valdivia

Psicóloga , Especialista em Psicoterapia Psicanalítica pelo ESIPP, Mestranda em Psiquiatria pela UFRGS, Instrutora de Prevenção da Recaída Baseada em Mindfulness pela UNIFESP e em Mindfulness para crianças e adolescentes pelo Mindful Schools/Califórnia, Integrante do SENTE, Programa de Mindfulness e Educação Social e Emocional do INFAPA.

 

 

 

DENISE CARDOSO
Denise Medianeira Garcia de Oliveira Cardoso

Denise Medianeira Garcia de Oliveira Cardoso

Enfermeira pela Universidade Federal de Pelotas – RS, Psicóloga pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo, Pós-Graduação em Terapia de Casal e Família pelo Centro ELO de Estudos e Atendimento de Terapia Familiar e de Casal de Passo Fundo – RS, Trabalhadora do Grupo de Autoajuda a Dependentes Químicos e Codependentes Apoio Fraterno Santo Ângelo, membro da Associação Médico-Espírita de Santo Ângelo.

 

 

 

VICTÓRIO TURCONI
Victório Turconi

Victório Turconi

Médico Pediatra. Presidente da Associação Médico-Espírita de Serra Gaúcha (AME SERRA GAÚCHA).

 

 

 

 

SAMIRA TURCONI
Samira Turconi

Samira Turconi

Bioquímica. Integrante da Associação Médico-Espírita de Serra Gaúcha (AME SERRA GAÚCHA)

 

 

 

 

JOÃO PAULO
João Paulo Bittencourt Cardozo

João Paulo Bittencourt Cardozo

Promotor de Justiça de Palmeira das Missões, integrante do Movimento pela Paz Sepé Tiaraju.

 

 

 

 

GILMAR BORTOLOTTO
Gilmar Bortolotto

Gilmar Bortolotto

Procurador de Justiça do RS, atuou por 17 anos na Promotoria de Justiça de Controle e Execução Criminal de Porto Alegre.

 

 

 

 

 

 

Hospedagem

 

hospedagem-congresso-DQ

 

 

Investimento: 30 reais para Não Sócios e 20 reais para Sócios da AMERGS

 

INSCRICOES