Encontro Estadual de prevenção ao Suicídio-Tenha fé na vida

Encontros de Cine-Debate 2017

 
Durante o ano de 2017 o Departamento de Comunicação da AMERGS(sob a responsabilidade de Carlos Eduardo Durgante e Sheila Simões),  em parceria com a Sociedade Espírita Caminho da Luz, realizarão Encontros de Cine-Debate. O primeiro deles será em homenagem ao dia internacional da mulher, em 21 de março, das 19h30min às 21h30min. Serão exibidas cenas do filme Joy, o Nome do Sucesso e contaremos com a participação da médica cardiologista Maristela Winkler e a psicóloga Michelle Ponzoni dos Santos.

Lançamento do Livro Planejando o Futuro

O foco principal desse livro é o do aconselhamento, de orientações para, dessa forma, ampliar os horizontes do conhecimento humano na edificação da saúde integral. Essa se fundamenta em suas vertentes holísticas, em que não só o olhar na direção da dimensão do corpo poderá proporcionar qualidade de vida, mas outros olhares ainda mais atentos, direcionadplanejandoos às demais dimensões, como a das relações sociais, a da mente, a dos sentimentos e a do espírito. Convido o leitor, então, a se colocar diante de um grande painel ou de uma gigantesca tela para programar seu futuro de saúde, pautado pelas sábias e prudentes escolhas que vier a fazer ao longo da vida.

Boa leitura e sucesso no Planejamento do seu Futuro!

Obras Literárias da AME e AMERGS serão lançadas durante o 1º Seminário da AME-Brasil e 7º Congresso da AMERGS

IMG_6385

Durante o evento serão lançados dois livros que abordam questões relativas ao grande desafio que o ser humano tem em sua trajetória de elevação moral e espiritual, conciliando a sua  natureza e o sentido que dá a sua existência. (“A Natureza Humana e o Sentido da Vida”).
Colocando a educação médica como copartícipe na construção de um projeto ético que nos remeta a olhar para dentro(exercitando o autoconhecimento), para os lados(buscando a família, os amigos, pacientes e a natureza) e para cima(construindo conceitos relativos ao sentido da vida). (“Uma Nova Medicina para um Novo Milênio”).

PRESTIGIEM!!

XVIII Semana Espírita de Canguçu

SOCIEDADE ESPÍRITA TRABALHADORES DO EVANGELHO

 

CONVITE

 

A direção da Sociedade Espírita Trabalhadores do Evangelho convida Vossa Senhoria para a XVIII Semana Espírita que será realizada de 11 a 17 de abril de 2016, em sua sede, à Rua Dom Otaviano, 491 – Canguçu – RS.

CARTAZ XVIII SE 2016

Programa:

Dia 11 (segunda-feira)

20h – Abertura da Semana Espírita

20h 15min – Palestra Pública – Tema: “Paciência, a ciência da paz”

Palestrante: Sérgio Lopes

Expositor da AME e LEP

 

Dia 12 (terça-feira)

20h – Palestra Pública – Tema: “Espiritismo: um convite à sociedade contemporânea”

Palestrante: Sérgio Renato Decker

Expositor CE Paz, Luz e Caridade e integrante do DA-AME

 

Dia 13 (quarta-feira)

14h – Palestra Pública – Tema “Cristão, apacenta corações; renova esperanças”

Palestrante: Mário Fernando Paschoal

Expositor Espírita da Seara do Cristo – Porto Alegre

 

Dia 13 (quarta-feira)

20h – Palestra Pública – Tema: “O Modelo (Jesus) não seguido”

Palestrante: Bruno Freitas Godinho

Expositor da Sociedade Espírita Eterno Crescente Porto Alegre/RS

 

Dia 14 (quinta-feira)

20h – Palestra Pública  –  Tema : “Família e Espiritualidade”

Palestrante: Mariane Macedo

Expositora da FERGS

 

Dia 15 (sexta-feira)

20h – Palestra Pública – Tema: “Cotidiano & Felicidade”

Palestrante: Luis Roberto Scholl

Expositor da FERGS e Grupo Espírita Seara do Mestre

 

Dia 17 (domingo)

12h – Almoço de Confraternização

Local: S.E.T.E.

Feira do Livro diariamente

 

Colaboração: 1Kg de alimento não perecível

 

Agradecemos pelo seu comparecimento.

“ – Pedro tu me amas?

– Sim Senhor.

– Apascenta as minhas ovelhas.”

                                              Jo: 21 : 15-17

 

UFCSPA cria Liga de Espiritualidade

ae0695ce2cd0a19fd371712e876db0b1

A AMERGS, através de seus membros, continua fomentando o debate do tema “espiritualidade” no meio acadêmico, pela compreensão da relevância do tema no meio científico e, sobretudo, na formação de novos profissionais de saúde com uma visão integral do ser humano. Assim, temos o prazer de anunciar o criação da Liga de Espiritualidade da Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), que terá como palestra inaugural o tema “Espiritualidade, Educação e Saúde” proferida pelo médico da AMERGS Dr. César Geremia. As Ligas de espiritualidade são um ambiente ecumênico de estudos do tema e constituem-se em um grande passo na transformação da saúde em um ambiente humanizado e fraterno. A AMERGS congratula seus docentes e discentes por essa iniciativa, desejando uma jornada profícua de aprendizado e reflexão.”

 

INSCRICOES

Vem aí a Edição 2016 do “Encontros Fraternos”

“Ciclo de palestras com apoio da Associação Médico-Espírita do RS”

Prezados(as) amigos(as)

Há mais de uma década, a AMERGS realiza um Ciclo de Palestras em parceria com o Grupo Espírita Francisco Xavier (caju, 87), chamada carinhosamente de “Encontros Fraternos”. Ocorre nos meses de maio a novembro, sempre no segundo sábado de cada mês, com início às 19h. Nesses encontros, recolhemos alimentos não perecíveis, destinados a entidades beneficentes. É um encontro aberto ao público, venha participar conosco!

Local: Centro Espírita Francisco Xavier, número 87, bairro Petrópolis.
Contribuição: 1kg de alimento não perecível, a ser doado ao Hospital Espírita de Porto Alegre e à Casa Menino Jesus de Praga.
Datas: no segundo sábado de cada mês, às 19:00h.

Encontros Fraternos 2016

Carta Convite AME-Brasil/AME-RS

newsflash_logo

Queridos(as) amigos(as)!

Nos dias 04 e 05 de junho, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael em Porto Alegre – RS, acontecerá o nosso 1º Seminário da AME-Brasil, juntamente com o 7º Congresso Estadual da AMERGS em comemoração aos seus 20 anos de fundação com o tema central “MEDICINA DA ALMA: Desafios no Terceiro Milênio”.
O evento contará com expressivos oradores de todo o Brasil como Décio Iandoli Júnior, Irvênia Prada, Jorge Daher, Carlos Roberto de Souza Oliveira, Márcia Regina Colasante Salgado, Sérgio Lopes entre outros. Durante esses dois dias abordaremos assuntos fundamentais para o autoconhecimento e a saúde humana.
Será uma grande oportunidade para debatermos a contribuição do Espiritismo na elaboração de um novo paradigma para a saúde do corpo e da alma.
O evento está aberto para todas as pessoas: freqüentadores e trabalhadores das Casas Espíritas, profissionais da saúde e o público em geral.

Aguardamos todos para esse grande e fraterno encontro!
Até breve!

gilson
Gilson Luis Roberto

Gilson Luis Roberto

Presidente da AME-Brasil

2d0fe04c79c7f439affaf3962bc5c4d3
Paulo Rogério D.C. de Aguiar

Paulo Rogério Dalla Colletta de Aguiar

Presidente da AMERGS

1º Seminário da AME-Brasil e 7º Congresso da AMERGS

Queridos amigos e colegas,

Todos buscamos ouvir a voz interior, consciente ou inconscientemente, e oramos ao Criador para que o caminho da “perfeita harmonia da alma”, da nossa saúde, nos seja sinalizado. Há mais de dois mil anos este caminho vem, na verdade, nos sendo sinalizado pelo Cristo. Por que, então, nos é tão difícil ouvi-lo? Por que continuamos insistindo nos mesmos erros que nos levam na direção oposta, na direção da doença, da desarmonia, da falta de paz e das incertezas? O que nos falta conhecer?

Neste novo milênio, esperamos poder encontrar estas respostas. Esperamos entender com o coração, e não apenas com nosso intelecto,o comentário de Kardec à máxima evangélica “Bem aventurados os aflitos” quando diz que: “ Deus nos deu, para nos melhorarmos, exatamente o que é necessário e suficiente: a voz da consciência e as tendências instintivas; e tirou-nos aquilo que nos pode prejudicar”.

É em busca da saúde da alma que estamos trabalhando, pesquisando e estudando há 20 anos na Amergs. Convidamos a todos para juntarem-se a nós!

Dra. Anahy Fonseca
Presidente da Comissão Organizadora do I Seminário da AME-Brasil e VII Congresso AMERGS.

7º Congresso AMERGS e 1º Seminário da AME-Brasil

As inscrições pelo site estão encerradas, podendo ser realizadas somente no dia do evento. Maiores informações consulte o link abaixo.

 


7-congresso

AMERGS presente no evento MOVIMENTO PELA PAZ SEPÉ TIARAJÚ, no Município de Canoas,

sepe
– MOVIMENTO PELA PAZ SEPÉ TIARAJU –

MUNICÍPIO DE CANOAS

19 a 21 de novembro de 2015

Objetivos: Entre os problemas mais recorrentes na escola estão a violência e a dificuldade de estabelecer um trabalho conjunto entre a instituição escolar, a família e a Sociedade em geral. A presença desses problemas leva muitas vezes ao abandono escolar e à reprovação, o que acaba por marginalizar um grande número de estudantes, sobretudo das camadas menos privilegiadas da sociedade. O “MOVIMENTO PELA PAZ SEPÉ TIARAJU” propõe mobilizar diversos atores sociais, para que, juntos, desenvolvam ações com vista ao enfrentamento da violência e da exclusão social, por meio da educação e da construção de uma cultura de paz. O projeto conta com a adesão de pessoas interessadas em interagir com as comunidades escolares, tendo como foco a prevenção e enfrentamento da violência na construção de uma cultura de paz.

PROGRAMAÇÃO

Dia 19/11/2015 (Quinta-feira)

19:30ABERTURA DO MOVIMENTO PELA PAZ SEPÉ TIARAJÚ

Apresentação do Coral da ULBRA – ULBRATI

Apresentação das Oficinas, do propósito e da história do MOVIMENTO PELA PAZ SEPÉ TIARAJÚ. Coordenação: ANAHY FAGUNDES DIAS FONSECA, Médica Psiquiatra. Professora na Especialização em Saúde e em Espiritualidade (Faculdades Monteiro Lobato).

WorkshopVivendo Valores na Educação. Coordenação: MARCIA MEDEIROS. Jornalista (PUC/RJ), Especialista em Educação. Voluntária da ONG “Brahma Kumaris

Local: ULBRA (Auditório 220 do Prédio 1). Público-Alvo: autoridades e oficineiros.

 

14:00 às 21:00Palestras simultâneas em Universidades (Anexo I). Entrada franca.

 

Dia 20/11/2015 (sexta-feira)

 

 

8:00 – “Café da manhã com empresários”

Local: Auditório da Promotoria de Justiça de Canoas.

 

9:00 às 11:30Oficinas simultâneas nas Escolas Municipais (Anexo II)

 

14:00Painel do Movimento pela Paz Sepé Tiaraju – “Os desafios da educação na atualidade: a busca do herói interior e seus valores”

Coordenação: ANAHY FAGUNDES DIAS FONSECA. Médica Psiquiatra; ROSÂNGELA CORRÊA DA ROSA. Promotora de Justiça Regional da Educação de Santa Maria.

Local: ULBRA (Auditório 220 do Prédio 1). Público-alvo: Oficineiros, público das oficinas e público em geral.

 

14:00 às 21:00Palestras simultâneas nas Universidades (quadro anexo). Entrada franca, sendo opcional a entrega de 1kg (um quilo) de alimento não perecível, para doação aos que se encontram em Estado de Necessidade em razão das recentes adversidades climáticas.

 

 

Dia 21/11/2015 (Sábado)

9:00Atividades

Local: Parque Eduardo Gomes, Município de Canoas. Entrada franca, sendo opcional a entrega de 1kg (um quilo) de alimento não perecível, para doação aos que se encontram em Estado de Necessidade em razão das recentes adversidades climáticas.

Atividades: Conte Mais – FERGS; Jogo Trilha da Calma – ONG Brahma Kumaris; Exposição de livros e CDs – AMERGS, FERGS, ONG Brahma Kumaris e Seicho-No-Ie do Brasil; Teatro de Fantoches – Guarda Municipal de Canoas; Banda Marcial – V COMAR; Exposição e Pista de Orientação – 3º Batalhão de Suprimento do Exército

 

10:30Confecção do “Colar Sepé Tiaraju

Coordenação: ANAHY FAGUNDES DIAS FONSECA, Médica Psiquiatra.

Público-alvo: Oficineiros, educadores, estudantes e público em geral.

 

 

 

 

ANEXO I

PALESTRAS

(a se realizarem nas Universidades)

Dia 19/11/2015 (quinta-feira)

14:00Painel “As Interfaces necessárias no enfrentamento à violência contra a mulher e o relato da experiência do Projeto de Extensão Promoção da Paz

ÂNGELA MARIA PEREIRA DA SILVA, Mestre em Serviço Social (PUC/RS); CAROLINE FERNANDA DA SILVA, Mestre em Serviço Social (PUC/RJ). Coordenação: ANAMARIA COLLA. Doutora em Educação (UFRGS)

Local: ULBRA (Auditório 220 do Prédio 1). Público-alvo: estudantes, educadores, oficineiros e público em geral

15:00 – Painel “Autoconhecimento, solução de conflitos, propósito de vida e felicidade

MÁRCIA MORAES. Doutora em Psicologia da Educação. Coordenação: ANAMARIA COLLA. Doutora em Educação (UFRGS).

Local: ULBRA (Auditório 220 do Prédio 1). Público-alvo: estudantes e público em geral

 

15:40Painel – “CRIE Qualidade de Vida no Trabalho

RUY PEDRO BARATZ RIBEIRO, Administrador, Conselheiro do Conselho Federal de Administração, voluntário da Seicho-No-Ie do Brasil – Regional RS – Rio Branco
Local: ULBRA (Auditório 220 do Prédio 1). Público-alvo: Gestores Escolares, Gestores em Geral, Empresários e Educadores e público em geral

20:00 – Painel “Ronald Dworkin e a ‘special responsibility’”

LENIO LUIZ STRECK, Advogado; Procurador de Justiça aposentado; Pós-Doutor em Direito (Universidade de Lisboa); Doutor em Direito (UFSC). FRANCISCO JOSÉ BORGES MOTTA, Doutor em Direito (UNISINOS). Promotor de Justiça. Coordenação: JOÃO PAULO FONTOURA DE MEDEIROS, Doutorando em Direito (Universidade de Lisboa). Promotor de Justiça.

Local: UNILASSALE (Auditório). Público-alvo: estudantes, educadores, oficineiros e público em geral

20:00Painel “Direitos Humanos e a Espiritualidade na Saúde”.

MAURO LUÍS SILVA DE SOUZA, Mestre em Direito (UNISINOS). Promotor de Justiça Coordenador de Centro de Apoio Operacional. CÉSAR GEREMIA. Médico Endocrinologista Pediátrico. Mestre em Medicina (UFRGS).

Local: UNIRITTER (Auditório Carlos Maximiliano). Público-alvo: estudantes e público em geral.

20:30 – Painel “A Escola e a valorização dos Professores em busca da paz

TANIA MARIA SCURO MENDES, Doutora em Educação (UFRGS). Professora (ULBRA/RS).[1]

Coordenação: ANAMARIA COLLA. Doutora em Educação (UFRGS).

Local: ULBRA (Auditório 220 do Prédio 1). Público-alvo: estudantes e público em geral

21:00Painel “A construção da paz a partir da salvaguarda de uma vida digna: o Direito à Saúde

ALESSANDRA QUINES CRUZ, Mestranda em Direitos Humanos (UNIRITTER). Defensora Pública. ANDRÉ DE AZEVEDO COELHO, Doutorando em Direito (Universidade de Lisboa). Promotor de Justiça. DANIEL MOURGUES COGOY. Defensor Público Federal. Mestrando em Direito. Coordenação: ANTÔNIO CARLOS DE AVELAR BASTOS, Procurador de Justiça.

Local: UNIRITTER (Auditório Carlos Maximiliano). Público-alvo: estudantes e público em geral.

 

Dia 20/11/2015 (Sexta-feira)

14:00Painel “O mito do heroi na educação

ROSANGELA CORRÊA DA ROSA, Promotora de Justiça Regional de Educação de Santa Maria. ANAHY FAGUNDES DIAS FONSECA, Psiquiatra. Professora do Curso de Especialização em Saúde e Espiritualidade das Faculdades Monteiro Lobato.

Local: ULBRA (Auditório 220 do Prédio 1). Público-Alvo: Educadores e oficineiros.

 

17:00 – Painel “Forças Armadas em tempos de paz

O papel do Exército Brasileiro no desenvolvimento nacionalERNESTO ISAACODETTE DUTRA PEREIRA BATISTA LOPES, Tenente Coronel do Exército Brasileiro. Comandante do 3.º Batalhão de Suprimento. Mestre em Curso de Comando e Estado-Maior. Mestre em Operações Militares. Coordenação: JOÃO PAULO FONTOURA DE MEDEIROS, Doutorando em Direito, (Universidade de Lisboa). Promotor de Justiça.

Local: ULBRA (Auditório 220 do Prédio 1). Público-alvo: estudantes e público em geral

 

18:00 – Painel “O sonho de uma nova educação

LÉA FAGUNDES, Pedagoga e Psicóloga. Doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano e coordenadora do Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC) pela UFRGS.

MARCOS ROGÉRIO SILVESTRE VAZ PINTO, Pedagogo. Superintendente da Seicho-No-Ie do Brasil. Coordenação: ANAMARIA COLLA. Doutora em Educação (UFRGS).

Local: ULBRA (Auditório 220 do Prédio 1). Público-alvo: estudantes, educadores, oficineiros e público em geral.

 

19:30Apresentação – “A real do Futuro

20:00 – Painel: “Uma construção de paz a passar pela Identidade Afrobrasileira: Retrospectiva e Contemporaneidade da Identidade Afrobrasileira

FRANCISCO SILVA, Coordenador Executivo do Instituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes de Quilombos (IACOREQ); UBIRAJARA CARVALHO TOLEDO, Secretário-Geral do IACOREQ; IOSVALDIR CARVALHO BITENCOURT JR. Doutor em Antropologia Social (UFRGS).

Local: ULBRA (Auditório 220 do Prédio 1). Público-alvo: estudantes e público em geral.

20:00Painel “Um novo modelo para o Sistema Prisional: A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) e suas contribuições

ALEXANDRE DE SOUZA COSTA PACHECO. Juiz Corregedor; GILMAR BORTOLOTTO, Procurador de Justiça; SIDINEI BRZUSKA, Juiz de Direito da Vara de Execuções Penais (POA). Coordenação: ANTÔNIO CARLOS DE AVELAR BASTOS, Procurador de Justiça.

Local: UNILASSALE (Auditório). Público-alvo: Prefeitura Municipal, autoridades, estudantes, educadores, oficineiros e público em geral.

 

20:00 Painel “Bioética e respeito para com os não humanos: uma paz a se alcançar

ALEXANDRE SIKINOWSKI SALTZ. 1.º Promotor de Justiça da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre. Mestre em direito (PUCRS); FERNANDA LUIZA FONTOURA DE MEDEIROS. Doutora em Direito (UFSC). Professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito e Sociedade do UNILASALLE. Advogada. Coordenação: JOÃO PAULO FONTOURA DE MEDEIROS, Doutorando em Direito, (Lisboa). Promotor de Justiça.

Local: UNIRITTER (Auditório Carlos Maximiliano). Público-alvo: estudantes e público em geral.

 

21:00Painel “Direitos Humanos e Geração da Paz: o combate ao cyberbullying

ALESSANDRA MIZUTTA de BRITTO, Doutoranda em Direito (PUCRS). Professora e Coordenadora Adjunta da Graduação em Direito da ULBRA/Canoas. Advogada; PABLO QUEIROZ ROCHA, Delegado de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA) de Canoas.

Local: ULBRA (Auditório 220 do Prédio 1). Público- alvo: estudantes e público em geral.

[1] Desenvolveu pesquisas nas linhas de Psicologia Cognitiva, Envelhecimento Humano e Saúde; Formação de Professores e Mídias na Educação; Tecnologias Digitais em Processos Educativos, Estudos Culturais em Educação, Ensino Superior: teoria e prática. A pesquisa Vitimização de Professores e a Alunocracia na Educação Básica subsidiou a elaboração dos Projetos de Lei 178/2009 e 191/2009 pelo Senado Federal.

Setembro amarelo estimula prevenção ao suicídio

9723708930_a3af70956e_z

A partir de 2015, no mês de setembro haverá um movimento de conscientização da população sobre a realidade do suicídio. Assim como já existe o outubro rosa, lembrado a prevenção do câncer de mama, e o novembro azul, feito para conscientizar sobre as doenças masculinas, o Setembro Amarelo foi criado para mostrar a realidade sobre o suicídio.
Para mais de 90% dos casos existe prevenção. Segundo o Centro de Valorização da Vida, o CVV, a cada suicídio, de seis a dez outras pessoas são diretamente impactadas. O suicídio é considerado um problema de saúde pública. Um brasileiro morre deste mal a cada 45 minutos. No mundo, o número cresce para um a cada 45 segundos. Pelo menos o triplo disso já tentou tirar a própria vida e outros chegaram a pensar em fazê-lo.

O assunto ainda é tratado como tabu, apesar dos números. O CVV atua gratuitamente na prevenção do suicídio há 53 anos. De acordo dom o Centro, as pessoas que tentam suicídio pedem ajuda, mas, normalmente, não são compreendidas e deixar de falar sobre o assunto só colabora para o distanciamento social. Para os voluntários do CVV, o assunto suicídio deveria fazer parte, de forma muito natural, da roda de amigos, nas escolas, casas religiosas e dentro das casas.

O movimento Setembro Amarelo é estimulado mundialmente pela Associação Internacional pela Prevenção do Suicídio e consiste em iluminar ou sinalizar locais públicos com faixas ou símbolos amarelos.

No Brasil, uma das instituições que está promovendo a causa neste ano é o CVV. Suas 70 sedes em todo o país vão colocar uma faixa amarela na fachada, e seus voluntários buscam o apoio de municípios, estados e da federação para iluminar ou identificar monumentos e prédios públicos durante todo o mês de setembro.

A AMERGS estará presente na iniciativa, representada pela Dra Alethéa Sperb, especialmente no Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, 10 de setembro.

Fonte: http://www.agenciadanoticia.com.br/noticias/exibir.asp?id=22671&noticia=setembro_amarelo_estimula_prevencao_ao_suicidio

3º Congresso Gaúcho de Dependência Química à Luz da Espiritualidade

O 9º seminário do Apoio Fraterno e o 3º Congresso de Dependência Química à Luz da Espriritualidade estão confirmados para sexta-feira e sábado, respectivamente.

 

3o Congresso Gaúcho DQ luz Espiritualidade

 

Investimento: 30 reais para Não Sócios e 20 reais para Sócios da AMERGS

 

INSCRICOES

 

A Associação Médico-Espírita do RS está promovendo a terceira edição do Congresso Gaúcho de Dependência Química à Luz da Espiritualidade.
O Congresso pretende oferecer uma visão interdisciplinar da problemática do abuso e da dependência de álcool e outras drogas, enfocando seus aspectos biológico, psicológico, social, jurídico e, especialmente, sua correlação com a espiritualidade.
Queremos alcançar e sensibilizar estudantes e profissionais das áreas da saúde e jurídica, bem como oferecer ao público em geral subsídios científicos e práticos para incorporar a espiritualidade na prevenção e no tratamento desse grave e crescente problema de saúde pública.
Como sabemos, a dependência química é um problema crescente de saúde, com imensas implicações médicas, sociais e jurídicas. Atinge homens, mulheres, jovens e idosos de todas as classes sociais. É uma doença crônica, com muitas recidivas, incapacitante e desagregadora do núcleo familiar e da sociedade. Até agora, as medidas de prevenção têm-se mostrado ineficazes em nível mundial. Assim, novas estratégias para o seu combate e uma nova consciência social, com novos valores, posturas e escolhas, são urgentemente necessárias. O panorama é assustador! No entanto, nos últimos anos, têm surgido fortes evidências científicas e epidemiológicas de que a espiritualidade tem um importante efeito protetor e terapêutico na dependência ao álcool e outras drogas. Uma janela se abre!
Entendendo a espiritualidade como uma dimensão essencial da natureza humana, que confere ao homem significado existencial e o instrumentaliza a buscar o melhor de si, do outro e do mundo, é que a Associação Médico-Espirita do RS, com o apoio do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul e de diversas outras instituições, vos convida a participar do 3º Congresso de Dependência Química a Luz da Espiritualidade.
Dr. César Geremia. Presidente da Comissão Organizadora.

 

Programação do 3o Congresso DQ

 

Inscrições Gratuitas Para Jovens Entre 13 E 25 Anos

 
image
 

Inscreva-se!

 
INSCRICOES

 

Conferencista já confirmados!

 

Edson_cardoso
Edson Luis Cardoso

Edson Luis Cardoso

Médico Especialista em Medicina interna(Ufpel), Médico Psiquiatra, Especialista em Dependência Química (UFCSPA), professor de neuropsicologia da Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões – Campus Santo Ângelo.

 

 

 

2d0fe04c79c7f439affaf3962bc5c4d3
Paulo Rogério D.C. de Aguiar

Paulo Rogério Dalla Colletta de Aguiar

Presidente da AMERGS biênio 2015-2017, segundo tesoureiro da AME-Brasil. Médico Psiquiatra pela UFCSPA, especialista em dependência química pela UNIFESP, especialista em terapias cognitivas pelo Núcleo de Estudos e Atendimentos em Psicoterapias Cognitivas (NEAPC), professor do Curso de Especialização em Saúde e Espiritualidade das Faculdades Monteiro Lobato, professor do NEAPC, secretário científico do Núcleo de Psiquiatria e Espiritualidade (NUPE) da Associação de Psiquiatria do RS, organizador do livro Conectando Ciência, Saúde e Espiritualidade vol 2 e 3, mestrando em Ensino na Saúde pela UFCSPA, trabalhador do Grupo Espírita Francisco Xavier.

 

 

 

gelson
Gelson Luis Roberto

Gelson Luis Roberto

Psicólogo, Mestre em Psicologia Clínica, analista junguiano, membro da Associação Junguiana do Brasil e da International Association for Analytical Psychology, membro-fundador do Instituto Junguiano do RS, professor de Pós-Graduação do curso de especialização em Espiritualidade e Saúde das Faculdades Monteiro Lobato, vice-presidente da Sociedade Espírita Amor do Mestre Jesus.

 

 

 

 

 

Sheila Simões
Sheila Simões

Sheila Simões

Psicóloga Clínica de Indivíduo, Casal e Família. Especialista em Dependência Química. Coordenadora de grupo de estudos da AMERGS, expositora espírita e participante da Sociedade Espírita Caminho da Luz.

 

 

 

 

 

 

CESAR GEREMIA
César Geremia

César Geremia

Médico Endocrinologista pediátrico, Mestre em medicina pela UFRGS, médico do Instituto da Criança com Diabetes – Grupo Hospitalar Conceição. Professor do Curso de Saúde e Espiritualidade das Faculdades Monteiro Lobato, membro do Grupo Espírita Bezerra de Menezes.

 

 

 

 

LEANDRO TIMM PIZUTTI
Leandro Timm Pizutti

Leandro Timm Pizutti

Médico Psiquiatra pela FFFCMPA, Especialista em Psicoterapia Psicanalítica pelo CEP de POA, Mestre em Ciências da Saúde pela UFCSPA, Doutorando em Psiquiatria pela UFRGS, Preceptor do Programa de Residência Médica em Psiquiatria pela UFCSPA, Instrutor de Prevenção da Recaída Baseado em Mindfulness pela UNIFESP e em Mindfulness para Saúde e para o Stress pela Breathworks/UK.

 

 

 

LUCIANNE VALDIVIA
Lucianne Valdivia

Lucianne Valdivia

Psicóloga , Especialista em Psicoterapia Psicanalítica pelo ESIPP, Mestranda em Psiquiatria pela UFRGS, Instrutora de Prevenção da Recaída Baseada em Mindfulness pela UNIFESP e em Mindfulness para crianças e adolescentes pelo Mindful Schools/Califórnia, Integrante do SENTE, Programa de Mindfulness e Educação Social e Emocional do INFAPA.

 

 

 

DENISE CARDOSO
Denise Medianeira Garcia de Oliveira Cardoso

Denise Medianeira Garcia de Oliveira Cardoso

Enfermeira pela Universidade Federal de Pelotas – RS, Psicóloga pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo, Pós-Graduação em Terapia de Casal e Família pelo Centro ELO de Estudos e Atendimento de Terapia Familiar e de Casal de Passo Fundo – RS, Trabalhadora do Grupo de Autoajuda a Dependentes Químicos e Codependentes Apoio Fraterno Santo Ângelo, membro da Associação Médico-Espírita de Santo Ângelo.

 

 

 

VICTÓRIO TURCONI
Victório Turconi

Victório Turconi

Médico Pediatra. Presidente da Associação Médico-Espírita de Serra Gaúcha (AME SERRA GAÚCHA).

 

 

 

 

SAMIRA TURCONI
Samira Turconi

Samira Turconi

Bioquímica. Integrante da Associação Médico-Espírita de Serra Gaúcha (AME SERRA GAÚCHA)

 

 

 

 

JOÃO PAULO
João Paulo Bittencourt Cardozo

João Paulo Bittencourt Cardozo

Promotor de Justiça de Palmeira das Missões, integrante do Movimento pela Paz Sepé Tiaraju.

 

 

 

 

GILMAR BORTOLOTTO
Gilmar Bortolotto

Gilmar Bortolotto

Procurador de Justiça do RS, atuou por 17 anos na Promotoria de Justiça de Controle e Execução Criminal de Porto Alegre.

 

 

 

 

 

 

Hospedagem

 

hospedagem-congresso-DQ

 

 

Investimento: 30 reais para Não Sócios e 20 reais para Sócios da AMERGS

 

INSCRICOES

9º Seminário Apoio Fraterno

O 9º seminário do Apoio Fraterno e o 3º Congresso de Dependência Química à Luz da Espriritualidade estão confirmados para sexta-feira e sábado, respectivamente.

 

9o seminário AF

O Apoio Fraterno é uma proposta terapêutica para dependentes químicos e seus familiares (codependentes), concebida por profissionais espíritas da área da saúde mental, vinculados à Associação-Médico Espírita de Santo Ângelo.
Atualmente, existem diversos grupos em plena atividade no nosso Estado e em outras cidades brasileiras.
O Apoio Fraterno (AF) utiliza a metodologia consagrada dos dozes passos, aliada a técnicas de psicoterapia de grupo, onde a vivência da espiritualidade à luz da Doutrina dos Espíritos é fortemente estimulada e fortalecida. Visa agregar ao já consagrado e excepcional arsenal terapêutico e preventivo do Evangelho de Jesus, uma ferramenta com base doutrinária espírita que incorpora as metodologias existentes de grupos de autoajuda, já validadas cientificamente. Assim, o AF não pretende, de forma alguma, substituir os recursos terapêuticos próprios do atendimento espiritual dos centros espíritas, nem tampouco substituir a terapêutica médica e psicológica convencional. Quer, no entanto, oferecer um atendimento mais individualizado e especializado aos dependentes químicos e seus familiares ao amparo da Doutrina Espírita. Por que mais especializado e individualizado? Deixemos que os números respondam.
Hoje, segundo pesquisa da Unifesp, existem oito milhões de brasileiros dependentes do álcool, da cocaína e da maconha. Há duas vezes mais dependentes químicos do que espíritas declarados em nosso país (3,7 milhões, IBGE, 2012). É assustador! E nós, espíritas, temos os recursos doutrinários e técnicos para oferecer mais àqueles que sofrem dessa grave e incapacitante doença crônica. Essa é nossa missão; essa é também nossa reconciliação!
Assim, entendendo a importância dessa proposta de trabalho, em face da gravidade do cenário da dependência química, a Associação Médico-Espirita do RS, com o apoio da Sociedade Espírita Caminho da Luz, vos convida a participar do IX Seminário Apoio Fraterno.

 

9seminario-af

 

Inscreva-se!

INSCRICOES

 

Local: Soc. Espírita Caminho da Luz

Av. Bento Gonçalves, 1209, Partenon, Porto Alegre/RS

maps

A CONTRIBUIÇÃO DA FÍSICA QUÂNTICA PARA A EVANGELIZAÇÃO DA CIÊNCIA

Seminário Décio-André

SEMINÁRIO DA ASSOCIAÇÃO MÉDICO-ESPÍRITA DA SERRA GAÚCHA – A CONTRIBUIÇÃO DA FÍSICA QUÂNTICA PARA A EVANGELIZAÇÃO DA CIÊNCIA
15 de agosto de 2015
Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127, Bairro Planalto
Bento Gonçalves/RS

DR. ANDRÉ LUIZ OLIVEIRA E DR. DÉCIO IANDOLI JR.

INGRESSO: R$ 20,00 – Horário: 14 às 18h

VAGAS LIMITADAS

Inscrição e contato pelo email E-mail : samiraturconi@hotmail.com ou ame-sg@hotmail.com

AMERGS presente na campanha Agosto em Defesa da Vida

cartaz15ago2015

Data: 15 de Agosto: 15h30min
Cidade: Santo Antônio da Patrulha/RS
Instituição: Centro Espírita Fonte de Luz – Rua 7 de setembro, 585
Palestrante: Dra. Sheila Simões
Evento/Tema: Relações familiares diante da sexualidade e da gravidez “indesejada”

cartaz22ago2015
Data: 22 de Agosto: 15h30min
Cidade: Santo Antônio da Patrulha/RS
Instituição: Centro Espírita Fonte de Luz – Rua 7 de setembro, 585
Palestrante: Dr. César Geremia
Evento/Tema: Uma Vida em Gestação: Encontro entre a Biologia e a Espiritualidade

5º Encontro Educação para a Paz – Palestra Viver é a melhor Opção, com André Trigueiro

11175054_870302239719240_4730876326916044090_n

5º Encontro Educação para a Paz
25/07/2015
Palestra Viver é a melhor Opção, com André Trigueiro

Faça sua inscrição no link: https://eventioz.com.br/e/educacao-para-a-paz-palestra-andre-trigueiro-viver

Sem-T_tulo-1
Agenda
25 de Julho de 2015

08:30 – 09:00

CREDENCIAMENTO
(o evento não fornecerá certificado)

09:00 – 09:30

ABERTURA OFICIAL COM O MUSICAL MOLDURAS EM VINHO

09:30 – 10:00

CONTEXTO ATUAL E O OLHAR PSIQUIÁTRICO DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

ANAHY FONSECA

10:00 – 11:30

PALESTRA VIVER É A MELHOR OPÇÃO

ANDRÉ TRIGUEIRO

11:30 – 12:00

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS COM ANDRÉ TRIGUEIRO
Palestrantes

André Trigueiro

https://www.facebook.com/AndreTrigueiroJornalista

André Trigueiro é jornalista com Pós-graduação em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ onde hoje leciona a disciplina “Geopolítica Ambiental”, professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC/RJ, autor dos livros “Mundo Sustentável 2 – Novos Rumos para um Planeta em Crise” (Ed.Globo, 2012); “Mundo Sustentável – Abrindo Espaço na Mídia para um Planeta em transformação” (Ed.Globo, 2005) e “Espiritismo e Ecologia”(Ed.FEB, 2009); Coordenador editorial e um dos autores do livro “Meio Ambiente no século XXI” (Ed.Sextante, 2003). Durante 16 anos foi âncora e repórter do Jornal das Dez da Globo News. Desde abril de 2012, vem atuando como repórter da TV Globo e colunista do Jornal da Globo onde apresentou o quadro “Sustentável”, com séries especiais gravadas na China, na Alemanha, e várias partes do país. É editor-chefe do programa Cidades e Soluções, da Globo News, comentarista da Rádio CBN e colaborador voluntário das rádios Rio de Janeiro.

Anahy Fonseca

Médica Psiquiatra pela UFRGS/HCPA, Analista Junguiana pelo Instituto Juinguiano do RS (IJRS/AJB), diretora de Divulgação da Associação de Psiquiatria do RS (APRS), coordenadora do Núcleo de Psiquiatria e Espiritualidade da APRS, coordenadora do Departamento de Estudos sobre Espiritualidade do IJRS, membro do Comitê de Estudos e Pesquisas em Espiritualidade e Saúde Mental da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), membro da Section on Religion, Spirtuality and Psiquiatry de Especialização em Saúde e Espiritualidade das Faculdades Monteiro Lobato e vice-presidente da Associação Médico-Espírita do Rio Grande do Sul (AMERGS).

Musical Molduras em Vinho

Propõe levar ao palco um momento singular, que retrata, através da música, impressões da vida do compositor Daniel Pinheiro, buscando um distanciamento do autor em relação às suas experiências. A voz de Cláudia “Cacau” Pires junta-se ao violão de Daniel Pinheiro, construindo uma formação concisa em conformidade ao intimismo das canções autorais.

Seminário da AME-Serra Gaúcha – Dependência Química: Tratamento, Prevenção E Repercussões Espirituais

Com o DR. ROBERTO LÚCIO VIEIRA DE SOUZA
11 de julho de 2015
Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127, Bairro Planalto
Bento Gonçalves/RS
INGRESSO: R$ 15,00 – Horário: 14 às 18h

VAGAS LIMITADAS

FICHA DE INSCRIÇÃO:

Nome:…………………………………………………………………………………

Endereço: …………………………………………………………………………….

Cidade:……………………………………………………………………………….

Estado:……………………………………………………………………………….

CEP:………………………………………………………………………………….

Telefones:…………………………………………………………………………….

Entidade a que pertence: ……………………………………………………………….

Email:………………………………………………………………………………..

PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO:

1)- Preencha a ficha de inscrição.
2)-O valor da inscrição deve ser recolhido por meio de depósito que identifique o depositante.
3)- Efetue o depósito na conta corrente Nº 068584960-8, Agência: 0130 do BANRISUL, em nome da Associação Médico-Espírita da Serra Gaúcha – AME-SG.
4)- Envie a ficha devidamente preenchida e cópia do comprovante de recolhimento, por FAX: (54) 3452-4472- A/C de SAMIRA ou por e-mail: samiraturconi@hotmail.com e ame-sg@hotmail.com

Seminário Psicologia do Espírito – Projetos para um Bem Viver – Alcance Mundial

Até a manhã do dia 05 de julho, além das 800 pessoas que participaram do evento na AMERGS, outras 7500, em 22 países e 244 cidades brasileiras, visualizaram o Seminário Psicologia do Espírito – Projetos para um Bem Viver, realizado entre os dias 04 e 05/07/2015 na Web Rádio Fraternidade.
Um resultado da força do trabalho de unificação e divulgação espírita em nosso Brasil e no Mundo!!

11141227_885055021548822_3767157982500782821_n

308080_529496483739543_1789366536_n[1]

Seminário Psicologia Do Espírito: Projetos Para Um Bem Viver – Sessões de Autógrafos e Lançamentos de Livros

Flyer livros seminário

Sábado à tarde: 16h às 16h30min

Lançamento e sessão de autógrafos dos livros:

Conectando Ciência, Saúde e Espiritualidade vol. 3 (vários autores)
Cartilha do Envelhecimento Sadio (vários autores)

Autógrafos dos livros:

As Leis Morais e o Código do Monte (Sérgio Lopes)
Aquém e Além do Tempo (Gelson L. Roberto) e Refletindo a Alma (Gelson L. Roberto, Claudio Sinoti, Iris Sinoti e Marlon Reikdal)
Velhice: Culpada ou Inocente? (Carlos Durgante)
A Vida Entra em Cena (Carlos Durgante)
Fé na Ciência (Carlos Durgante)
Práticas Complementares Para a Saúde Integral (Carlos Durgante)

Domingo pela manhã: 10h às 10h30min

Autógrafos dos livros:

Conectando Ciência, Saúde e Espiritualidade vol. 3 (vários autores)
Cartilha do Envelhecimento Sadio. (vários autores)
Aquém e Além do Tempo (Gelson L. Roberto) e Refletindo a Alma (Gelson L. Roberto, Claudio Sinoti, Iris Sinoti e Marlon Reikdal)
Velhice: Culpada ou Inocente? (Carlos Durgante)
A Vida Entra em Cena (Carlos Durgante)
Fé na Ciência (Carlos Durgante)
Práticas Complementares Para a Saúde Integral (Carlos Durgante)

Seminário Psicologia Do Espírito: Projetos Para Um Bem Viver

Nota: Devido a necessidade de repouso para melhor restabelecimento de sua saúde, fomos informados que nosso companheiro Divaldo terá de ausentar-se de alguns compromissos assumidos na divulgação da Doutrina Espírita, incluindo o nosso Seminário Psicologia do Espírito. Rogamos a assistência benfazeja da Espiritualidade Maior ao nosso amigo Divaldo, que possa renovar suas forças neste descanso merecido. Lamentamos por um lado, mas muito felizes ficamos ao poder anunciar que nosso estimado Haroldo Dutra Dias fará a substituição em nosso Seminário Psicologia do Espírito. Em breve divulgaremos o novo programa, com as modificações previstas. Convidamos a todos, em clima de paz e serenidade, a colocarmo-nos em atitude de prece pelo nosso Divaldo, pela sua recuperação, assim como envolvendo nosso querido Haroldo em vibrações de grato acolhimento pela sua vinda em nosso seminário.
Presidência AME-RS

 

simposio_amergs_geral b

 

simposio_amergs_programa b

 

 

SEMINÁRIO PSICOLOGIA DO ESPÍRITO: PROJETOS PARA UM BEM VIVER
EM COMEMORAÇÃO AOS 26 ANOS DA SÉRIE PSICOLÓGICA DE JOANNA DE ÂNGELIS

PALESTRANTES:
Haroldo Dutra Dias
Alexandre Fontoura
Anahy Fonseca
Cláudio Sinoti
Gelson Luis Roberto
Jeanine Lopes
Iris Sinoti
Marlon Reikdal
Michelle Ponzoni dos Santos
Sérgio Lopes
Sheila Simões

Valores: Sócios da AMERGS 90 reais. Não sócios 120 reais. (valores somente para o seminário)
Almoço no sábado: R$ 15,00 (sem bebidas) para quem quiser almoçar no Clube Farrapos. Vagas limitadas (200 vagas)

Data: 04 e 05 de julho de 2015
Horário: Sábado- 8hs30min às 17hs
Domingo- 8hs às 12hs30min

Local: Clube Farrapos
Rua Professor Cristiano Fischer, 1331 – Bairro Jardim do Salso – Porto Alegre – RS

Nos intervalos teremos Sessão de Autógrafos com Dr. Sérgio Lopes – Livro O Còdigo do Monte e com o Dr. Carlos E. Durgante – Livro Velhice Culpada ou Inocente?

Contatos: (51) 3382-8000 / contato@amergs.org
Realização: AMERGS
Apoio: HEPA FERGS e AJERGS

INSCRICOES

 

 

 

Flyer livros seminário

Sábado à tarde: 16h às 16h30min

Lançamento e sessão de autógrafos dos livros:

Conectando Ciência, Saúde e Espiritualidade vol. 3 (vários autores)
Cartilha do Envelhecimento Sadio (vários autores)

Autógrafos dos livros:

As Leis Morais e o Código do Monte (Sérgio Lopes)
Aquém e Além do Tempo (Gelson L. Roberto) e Refletindo a Alma (Gelson L. Roberto, Claudio Sinoti, Iris Sinoti e Marlon Reikdal)
Velhice: Culpada ou Inocente? (Carlos Durgante)
A Vida Entra em Cena (Carlos Durgante)
Fé na Ciência (Carlos Durgante)
Práticas Complementares Para a Saúde Integral (Carlos Durgante)

Domingo pela manhã: 10h às 10h30min

Autógrafos dos livros:

Conectando Ciência, Saúde e Espiritualidade vol. 3 (vários autores)
Cartilha do Envelhecimento Sadio. (vários autores)
Aquém e Além do Tempo (Gelson L. Roberto) e Refletindo a Alma (Gelson L. Roberto, Claudio Sinoti, Iris Sinoti e Marlon Reikdal)
Velhice: Culpada ou Inocente? (Carlos Durgante)
A Vida Entra em Cena (Carlos Durgante)
Fé na Ciência (Carlos Durgante)
Práticas Complementares Para a Saúde Integral (Carlos Durgante)

 

 

 

Opções de Hospedagem

master

master2

master3

coral-logo
Coral Tower Hotéis
www.coraltower.com.br
Unidade Trade Center – Av. Protásio Alves, 2966 – Bairro Petrópolis
A partir de R$ 188,00
Unidade Express – Av Getúlio Vargas, 318 – Bairro Menino Deus
A partir de R$ 138,00

clube
Hotel de Trânsito do Clube Farrapos (dentro do local do evento)
www.farrapos.org.br / clubfarraposht@uol.com.br
Acomodação muito simples com café da manhã
Apto para 3 = R$ 150,00
Apto para 2 = R$ 120,00
Apto para 1 = R$100,00
Suíte para 3 = R$160,00
Suíte para 2 = R$135,00
Suíte para 1 = R$ 110,00
Alojamento compartilhado para 8 pessoas = R$ 50,00 por pessoa.

logo pousadanovo
Pousada Terra Sul
Rua São Francisco, 30 – Bairro Santana
www.pousadaterrasul.com.br / contato@pousadaterasul.com.br
Valores entre R$60,00 e R$130,00 com café da manhã (4 banheiros para 6 quartos)
Transporte: T1D e T1

hostel-porto-do-sol
Hostel Porto do Sol
Rua Mariante, 958 – Bairro Rio Branco
www.hostelportodosol.com.br
Quarto compartilhado para 6 pessoas = R$ 45,00 por pessoa
Sem toalha com roupa de cama e café da manhã
Individual R$60,00 cm toalha e roupa de cama
Duplo R$ 100,00 com toalha e roupa de cama
Todos com banheiro compartilhado
Transporte: 4763 – Petrópolis/PUC

Sugestão de almoço

Bourbon Shopping logo
Shopping Bourbon Ipiranga
Av. Ipiranga, 5200 – Bairro Petrópolis
Transporte: T1D e T1
A 5 minutos de ônibus do local, oferece várias opções de refeição.