Em todo início de século, o exercício imaginativo humano vislumbra progressos de todo gênero, na resolução de problemas e conflitos próprios de cada época.  No início do século XX, em matéria de ciência, pairava uma crença em certos segmentos da comunidade científica, que nada mais havia de realmente novo a ser descoberto, pois a física já havia desvelado os mecanismos básicos de um universo mecanicista. No terreno político, no entanto, o século passado vivia, em seus primeiros anos, a eminência de conflitos que culminaram na primeira grande guerra mundial, cujos desdobramentos levariam ao segundo grande conflito internacional.

Ei-nos, novamente, em novo recomeçar de século e de milênio. O que nos espera o século XXI? Qual a grande marca desses anos que ora correm, ao olhar do homem do futuro? Que movimentos históricos estão a desdobrarem-se, em termos globais, que ainda escapam a  nossa observação? Quais os avanços tecnológicos, na área da saúde, dos transportes, das comunicações, das relações internacionais que testemunharemos nas décadas seguintes? Não dispomos, certamente, de todas as respostas. Mas há uma certa atmosfera de mudança nos dias hodiernos. O homem parece ter direcionado o sentido de sua existência a descaminhos escabrosos, de sofrimento e vazio. A Espiritualidade Maior, através da Codificação Kardequiana, nos aponta esses dias como os da Grande Transição Planetária. São os dias dos trabalhadores da última hora, da undécima hora, em que vivemos uma dilação de prazo, até que adentremos, definitivamente, num planeta de regeneração.

Grandes testemunhos pessoais, silenciosos, íntimos, sacrificiais, são verificados. Agitações no mundo espiritual ombreiam com perturbações no mundo material, deixando-nos, cada vez mais, com aquela grande saudade do Mestre. Não nos é dado outro caminho. Separam-se joio do trigo, os mansos dos belicosos, os pacíficos dos agitadores, os herdeiros da terra, dos necessitados de novas lições de amor.

Nesse grande cenário histórico, propomos a todos uma reflexão em torno da saúde humana e de seu porvir. Para tanto, traremos a nossa cidade médicos compromissados com o testemunho da Medicina com Jesus, nossos convidados para o I Seminário da AME-Brasil e VII Congresso da AMERGS, nos dias 4 e 5 de junho próximo, no Hotel Plaza São Rafael. Será uma valiosa oportunidade para pensarmos juntos a Medicina da Alma: Desafios do Século XXI, temática central do evento. Deixamos aqui nosso convite e nosso abraço a todos os amigos.

Fraternal Abraço!

2d0fe04c79c7f439affaf3962bc5c4d3
Paulo Rogério D.C. de Aguiar

Paulo Rogério Dalla Colletta de Aguiar

Presidente da AMERGS biênio 2015-2017, segundo tesoureiro da AME-Brasil. Médico Psiquiatra pela UFCSPA, especialista em dependência química pela UNIFESP, especialista em terapias cognitivas pelo Núcleo de Estudos e Atendimentos em Psicoterapias Cognitivas (NEAPC), professor do Curso de Especialização em Saúde e Espiritualidade das Faculdades Monteiro Lobato, professor do NEAPC, secretário científico do Núcleo de Psiquiatria e Espiritualidade (NUPE) da Associação de Psiquiatria do RS, organizador do livro Conectando Ciência, Saúde e Espiritualidade vol 2 e 3, mestrando em Ensino na Saúde pela UFCSPA, trabalhador do Grupo Espírita Francisco Xavier.