Browsed by
Categoria: Família

Se começarmos a matar bebês, o que nos impedirá de matar velhos e doentes?

Se começarmos a matar bebês, o que nos impedirá de matar velhos e doentes?

Se não existe nenhum argumento, nenhum preconceito, nenhum elemento de sacralidade na vida humana, nenhuma regra de natureza inviolável, nenhum princípio fundado na dignidade, enfim, nenhuma verdade moral capaz de nos impedir de matar nossos próprios filhos, o que poderá nos impedir de assassinar os nossos idosos, deficientes e doentes? O aborto é o primeiro passo na direção da consolidação da cultura da morte. Mais alguns passos nessa direção e estaremos eliminando nossos velhos e doentes com a mesma desenvoltura…

Read More Read More

STF e seus equívocos

STF e seus equívocos

A AME-Brasil recebeu com profunda surpresa a decisão tomada dia 29/11/2016 pela 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) ao não considerar crime a prática do aborto durante o primeiro trimestre de gravidez  no julgamento de uma clínica de aborto, em Duque de Caxias (RJ). Entendemos que essa decisão gera uma jurisprudência que favorecerá o embasamento das decisões judiciais de outras instâncias por todo o Brasil, abrindo assim um precedente para descriminalizar o aborto até o terceiro mês de gravidez….

Read More Read More

1º de Outubro – Dia do Idoso

1º de Outubro – Dia do Idoso

O Dia do Idoso é comemorado no Brasil em 1º de outubro. Essa data faz referência ao dia da aprovação do Estatuto do Idoso, em 2003.   No 1º dia do mês de outubro celebra-se o Dia do Idoso no Brasil. Até 2006, o Dia do Idoso era comemorado no dia 27 de setembro. Isso porque, em 1999, a Comissão pela Educação, do Senado Federal, havia instituído tal data para a reflexão sobre a situação do idoso na sociedade, ou…

Read More Read More

Quando Nos Deparamos Com O Diagnóstico: Mal De Alzheimer

Quando Nos Deparamos Com O Diagnóstico: Mal De Alzheimer

O Mal de Alzheimer é uma doença cerebral degenerativa primária de etiologia desconhecida com aspectos neuropatológicos e neuroquímicos característicos. É um transtorno insidioso com desenvolvimento lento mas continuo por vários anos. É caracterizado pela perda progressiva das funções intelectuais. Inicialmente há uma perda de memória e posteriormente outras funções são acometidas. Atualmente os medicamentos disponíveis auxiliam para que o progresso e a evolução da doença sejam mais lentos. Além das funções cognitivas afetadas, podem ocorrer alterações no comportamento do paciente…

Read More Read More

Posição da AME-Brasil sobre o zika vírus e o aborto

Posição da AME-Brasil sobre o zika vírus e o aborto

Os que defendem a legalização do aborto encontraram na associação do aumento da microcefalia com o surto de zika vírus uma oportunidade para retomar a discussão da liberação do aborto no Brasil. Recentemente foi noticiado que grupo liderado pela Débora Diniz, do instituto de bioética Anis, prepara uma ação no STF para a liberação do aborto em casos de microcefalia. É o mesmo grupo que propôs a ação para interrupção da gravidez de anencéfalos, acatada pelo STF em 2012. A…

Read More Read More

FAMÍLIA: ÉTICA E COMPROMISSO ESPIRITUAL

FAMÍLIA: ÉTICA E COMPROMISSO ESPIRITUAL

Em tempos de delação premiada, propina, corrupção e tantos outros termos que estão mostrando a crise moral em que o nosso país está imerso, qual será a repercussão para nossas crianças e adolescentes? Aqueles que foram colocados no centro do poder político por nós e, deveriam salvaguardar a ética acima de tudo, estão mostrando que respeito e honestidade não fazem parte da formação dos cidadãos. Com isso, sobra para todos os outros, nós que não estamos neste papel de destaque…

Read More Read More

Artigo: Família e Eutanásia

Artigo: Família e Eutanásia

O Ser Humano, ao demandar a vida na terra, encontra muitas vezes por oferta uma série de possíveis prazeres, de busca de conforto e segurança, da procura da felicidade. No entanto, neste interim, é acossado por inúmeras intercorrências que o levam ao experimento da dor, nos flagelos sociais, nas distonias mentais, nos conflitos familiares e até mesmo na visita da morte, revestida de doenças abruptas ou prolongadas que inviabiliza-lhe a movimentação no corpo e o fruir dos sentidos. Frente a…

Read More Read More