A evolução da pandemia de Coronavírus (COVID-19), com epidemias em vários países e se disseminando rapidamente, torna essencial a participação de toda a nossa sociedade nas medidas necessárias para sua prevenção e controle.

Apesar de se tratar de um novo vírus, o conhecimento acumulado até o momento, a partir dos milhares de casos em outras regiões, tem permitido que nosso país e nosso estado desenvolvam planos de ação procurando reduzir os danos de uma epidemia, já considerada uma emergência de saúde pública. Mas será necessária a mobilização e participação de todos.

A comunidade espírita, e a comunidade ligada à Associação Médica Espírita do Rio Grande do Sul em particular, tem um compromisso com a saúde espiritual e física e com ações de fraternidade e solidariedade.

Com essas preocupações, e avaliando a situação atual, a AMERGS adota as seguintes medidas:

  1. Suspender os trabalhos de atendimento espiritual abertos ao público por 30 dias. Propõe-se o empenho de todos no trabalho de irradiações e atendimento à distância, com a formação de correntes de vibração, através da prece, em favor de toda a comunidade mundial, brasileira e gaúcha. Procurando manter a tranquilidade e a fé.
  2. Suspender workshops e o início das aulas presenciais dos cursos Joanna de Ângelis também por 30 dias, quando essa medida será reavaliada de acordo com a evolução da situação epidemiológica.
  3. Manter, sempre que possível, a continuidade de aulas e estudos de forma virtual, através do canal de Youtube TV AMERGS, do Facebook e do Instagram.
  4. Manter reuniões de trabalho que envolvam pequeno número de pessoas, tomando-se os cuidados preconizados pela área de saúde pública. Delas não deverão participar trabalhadores com sintomas respiratórios, assim como se deverá evitar contato físico como aperto de mãos, abraços e beijos. Essas medidas podem parecer para alguns excessivas no momento, mas é importante estimulá-las porque se trata de mudança de comportamento (o que é sempre difícil) e poderão se tornar fundamentais em seguida, com a evolução da epidemia.
  5. Contribuir com as ações propostas pelas autoridades sanitárias, especialmente através da divulgação de informações confiáveis e desenvolvendo um trabalho de educação em saúde junto às comunidades atendidas e/ou ligadas à AMERGS.

Essas medidas serão reavaliadas sistematicamente, de acordo com a evolução da situação da doença.

Mais informações sobre Coronavírus (COVID-19) e sobre as medidas de prevenção propostas à sociedade podem ser encontradas nos telefones e sites oficiais:

Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre: 156

https://saude.rs.gov.br

https://saude.gov.br

Também está disponível APP para sistemas operacionais iOS e Android, desenvolvidos pelo Ministério da Saúde, que podem ser baixados gratuitamente, e permite o acompanhamento da situação e das orientações em tempo real.

Diretoria da AMERGS