Núcleo Espiritismo e Psicologia

Grupos de Estudos da Psicologia Espírita de Joanna de Angelis

PROPOSTA DO GRUPO DE ESTUDOS

A Série Psicológica de Joanna de Ângelis é composta por um total de 17 livros em 16 volumes que integram esse projeto.

Segundo Divaldo, por cinquenta anos, a mentora dessa obra mediúnica esteve estudando a Psicanálise, a Psicologia em geral e a Psiquiatria no mundo espiritual, e desejava fazer uma ponte entre a Psicologia contemporânea, com o Espiritismo, em uma linguagem compatível com as necessidades do pensamento filosófico deste momento.

Seu objetivo é criar uma mentalidade capaz de não ficar apenas nos teoremas doutrinários, mas ampliar esses conceitos para encontrar soluções comportamentais. Assim, colaborar na evolução daquele que se dedica ao seu estudo, promovendo o movimento espírita, que está preso nas Casas Espíritas, para equacionar os problemas da criatura onde a criatura estiver.

O novo programa do Grupo de Estudos da Psicologia Espírita de Joanna de Ângelis está pautado na análise dos conceitos e perspectivas apresentadas pela autora e suas correlações com a psicologia, buscando uma aproximação e ampliação com a Psicologia Analítica.

Neste contexto, possibilitar o estudo de temas de interesse comum ao universo Espírita e Psicológico, buscando interfaces possíveis para um maior aprofundamento das questões psíquicas. Com este esforço cooperativo, buscam-se também novas perspectivas para os problemas da alma e oferecer elementos para a reflexão e pesquisa aos fenômenos religiosos e espirituais.

Para completar e com igual importância, o trabalho visa compreender a grandeza e a natureza amorosa do Espírito Joanna de Ângelis em sua obra psicológica, divulgando as bases da Doutrina numa mensagem para mudar o mundo.

Conforme Kardec, o Espiritismo tem a ver com todos os ramos da ciência, não apenas com a ética, moral e filosofia, mas também com a psicologia, a psiquiatria, com o comércio, indústria, relacionamentos e direitos humanos. Mudando o indivíduo, muda-se o pensamento social, muda-se a sociedade.

A HISTÓRIA DE UMA SEMENTE QUE SE REALIZOU

Os grandes movimentos da vida começam a exemplo de uma semente que desabrocha simples e pequena, mas que vai ganhando robustez até gerar seus múltiplos frutos. E esse processo reflete algo maior, um movimento espiritual que se acende de vários pontos, gerando uma rede conectiva de forças que vai ganhando forma e dimensão.

Assim também começou esse processo orientado e projetado pela ação da benfeitora juntamente com os demais mensageiros sob a orientação de Jesus.

O ano era 1997, o psicólogo junguiano Gelson Luis Roberto participava da Associação Médica do RS, que foi fundada e 1996, coordenando o departamento de saúde mental, e o seu desafio era criar um espaço favorável para a reflexão sobre Espiritismo e Psicologia.

Após devorar os primeiros livros de caráter psicológico da mentora, Gelson conta que ficou especial tocado pelos Ser Consciente, O homem integral e Plenitude: “eram livros ricos em conteúdos, com uma abordagem moderna, profundidade, fazendo um elo entre as psicologias existentes e o espiritismo”.

Ao estudá-las Gelson percebeu que estas obras apresentavam vários aspectos da realidade humana, com seu dinamismo e forças emocionais atuando, possibilitando uma orientação não só reflexiva, mas também prática. A partir daí, veio a ideia: “vamos criar um curso em cima da série psicológica de Joanna de Ângelis. ”

Foi desenvolvido um formato e estrutura que contemplasse todos os tópicos abordados pela benfeitora, ampliando e esclarecendo alguns conceitos. Foi assim estruturado o Programa Clássico de dois anos com aspectos teóricos e práticos, contemplando a proposta de levar para os interessados um caminho para o autoconhecimento, a busca do Homem Integral.

O Grupo de Estudos teve início em 1998 e nunca parou, o sucesso foi tanto que antes de acabar o período da turma, já havia inúmeras pessoas requisitando vagas. E assim é até hoje.

Em terminado momento desse processo, Gelson recebeu um recado da Joanna por Divaldo, dizendo que estaria lhe dando apoio direto, que era para confiar, estimulando para a continuação do trabalho. E realmente, aquele núcleo que iniciou modestamente, começou a dar frutos, muitas pessoas que participaram e concluíram os estudos começaram a levar o mesmo para suas casas e foi se criando vários grupos em Porto Alegre e na região metropolitana, além de alguns grupos no interior como foi o caso de Pelotas.

Além disso, muitas pessoas que buscavam algum tipo de orientação com Divaldo sobre a Série Psicológica e o estudo da mesma, o devotado amigo encaminhava para o Gelson, assim ele orientava e estimulava a formação de novos grupos. “E assim foram aparecendo colegas e confrades de várias regiões do país onde pudemos assessorar a formação de novos cursos” comemorava Gelson.

Entre os inúmeros colegas que fizeram contato, estavam Marlon Reikdal de Curitiba e Cláudio Sinotti de Salvador.

Cláudio, juntamente com Iris, deu início às atividades na Mansão do Caminho no ano de 2007 e em 2008, quando completávamos dez anos de estudo da Série Psicológica aqui no sul.

Os amigos de Salvador convidaram Gelson a participar do encerramento do ano da primeira turma da Séria Psicológica na Mansão do Caminho e participar junto com Divaldo de um seminário sobre o tema, ocorrido em dezembro de 2008. Em Salvador, Gelson se aproximou ainda mais de Cláudio, Iris e Marlon, formando uma equipe sobre a orientação da benfeitora, através de Divaldo, e levar adiante o Núcleo Espiritismo e Psicologia, com os Grupos de Estudos da Psicologia Espírita de Joanna de Angelis.

Os temas de Joanna começaram a ganhar novos horizontes, no ano 2010 Gelson divulgou este projeto em Portugal. No mesmo ano Cláudio e Iris fizeram diversas conferências na Suíça. E esperamos que novos frutos surjam, assim como novas sementes a germinarem, renovando a paisagem do nosso planeta.

REQUISITOS PARA PARTICIPAR DO GRUPO DE ESTUDOS

Para ingressar no grupo é necessário ser estudante da Doutrina Espírita.

Quem já participou do Programa Clássico poderá entrar em qualquer Módulo aberto e com vaga disponível, basta informar o ano e com qual coordenador cursou.

MÓDULOS TEMÁTICOS

MÓDULOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Estudo Introdutório à Psicologia de Joanna de Ângelis

Clique aqui para acessar o conteúdo programático.

Desenvolvimento da Psique baseado em autores da Psicologia Tradicional sob a ótica de Joanna de Ângelis. A relação Ego- Self no encontro interior do homem com Deus; a estrutura dinâmica da consciência e do inconsciente; seus mecanismos e ações para uma busca de integração. Necessidade de uma análise honesta de si mesmo e o desenvolvimento da força criadora. Refletindo a Alma; Vida: desafios e soluções;

O despertar do espírito;

Autodescobrimento: uma busca interior;

Triunfo Pessoal entre outras.

Jesus e o Evangelho à luz da Psicologia Profunda

Clique aqui para acessar o conteúdo programático.

Estudo aprofundado da personalidade mana de Jesus, compreendida como o psicoterapeuta por excelência e o arquétipo do Homem Integral. Jesus e o Evangelho à luz da Psicologia Profunda; Jesus na Atualidade; Desperte e seja Feliz; O ser consciente; Refletindo a Alma entre outras.
Jornada Interior A relação Ego-Self e a busca do processo de individuação. Estudo aprofundado das relações do homem no mundo e seus desafios de autodescobrimento e potenciais internos e busca da maturidade psicológica. O ter e o ser, o embate e a superação da identificação com o mundo de aparência e ilusões do ego. Vida: desafios e soluções; Em busca da Verdade; Amor, imbatível amor; O Homem Integral;

O Despertar do Espírito, Espelhos da Alma, Aquém e Além do tempo entre outras.

O Homem em Conflito Estudo sobre os desafios para o ser consciente na relação com o mundo e consigo mesmo. Crises e distúrbios que desafiam o homem em direção ao crescimento. A necessidade de identificação e superação do sofrimento através de reflexão profunda dos mecanismos de proteção. Desperte e seja feliz; Conflitos Existenciais, Plenitude; O Homem Integral; Psicologia da Gratidão; O Ser Consciente; Momentos de Saúde, Momentos de Consciência entre outras.
O Mundo Relacional: os caminhos e a terapêutica do Amor Através de uma viagem interior, vai se percorrer os encontros e desencontros das relações afetivas em diversos níveis: consigo e com os outros. Amorterapia e a Psicologia da Gratidão como recursos de autodescobrimento e vida relacional saudável. Amor, imbatível amor; Desperta e seja feliz; Conflitos Existenciais; O Despertar do Espírito; Jesus e o Evangelho à luz; O Homem Integral, Psicologia da Gratidão; Espelhos da Alma entre outras.